12/02/09

Os Monumentos Megalíticos de Freixo



Os monumentos megalíticos são um dos testemunhos mais evidentes na paisagem (senão o mais evidente) que prova que a ocupação da nossa região remonta a milhares de anos antes da nossa existência. Pela sua natureza, as antas são monumentos construidos pelo homem nos IV/III milénios a.C. e tinham como finalidade, contrariando o que nos possam dizer as lendas, servir de locais de enterramento. Aos nossos dias chegaram, na maior parte dos casos, apenas os "esqueletos" dessas construções grandiosas que, na sua forma original, eram cobertas com enormes quantidades de terra e pedra, criando uma elevação no terreno (a mamoa). A entrada era feita pelo corredor, sempre orientado a nascente.

Tais testemunhos são abundantes na região do Freixo, o que se verifica com os dados recolhidos pelo Dr. Rui Mataloto e pelo Professor Doutor Manuel Calado, no levantamento arqueológico do concelho levado a cabo e cujos resultados foram publicados na Carta Arqueológica do Concelho de Redondo em 2002.

Assim, das cerca de 50 antas localizadas na freguesia de Redondo, grande parte delas localiza-se na região do Freixo, donde se devem destacar as mais conhecidas - uma vez que em 1910 foram classificadas Monumento Nacional -, que são a Anta da Vidigueira e a incorrectamente classificada Anta do Colmeeiro, que na verdade se situa na Herdade das Casas Novas e é conhecida popularmente por esse nome, podendo induzir em erro os conhecedores do terreno e levando-os a confudi-la com uma das verdadeiras antas do Colmeeiro. Além destes dois, existem muitos mais monumentos deste género na área envolvente do Freixo, a dizer: nas herdades da Quinta do Freixo, Paço, Godinhos, Dessouras, entre outras.

Com um património tão vasto no que toca ao megalitismo, não seria de mau tom por parte da entidade autárquica, ou de qualquer outra a quem o compita, organizar uma rota de sinalização clara e evidente destes monumentos que possa superar as actuais indicações avulsas que aparecem e desaparecem e que deixam os turistas ou interessados que vêm ao Freixo na esperança de visitar as antas, perdidos, o que os leva, como é evidente, a desistirem de as procurar e a voltarem decepcionados e com uma má imagem do sítio.

Há que notar alguns progressos: a Anta da Vidigueira foi intervencionada pelo arqueólogo Rui Mataloto em 2008 e, chegando a um acordo com o proprietário, a cerca que vedava o acesso à anta foi alterada, permitindo, assim, o contacto directo dos visitantes com o monumento; a Região de Turismo de Évora também colocou placas informativas junto de alguns dos monumentos. Contudo, tais esforços foram em vão se não se apostar na sinalética.

Vamos deixar os nossos visitantes satisfeitos e vamos fazê-lo apostando no que temos de melhor. Nesse ponto, o nosso património megalítico tem, sem dúvida, lugar privilegiado.

11 comentários:

  1. já agora, por favor façam uma intervenção à anta das casas novas como fizeram à anta da vidigueira, e não se esqueçam do caminho de acesso.

    ResponderEliminar
  2. então quando colocam o portão na entrada da anta da vidigueira e tiram aquela pálette

    ResponderEliminar
  3. pois, na realidade está prevista,uma intervenção na anta das casas novas, sabe-se lá para quando...era urgente, uma vez que os esteios estão em tal estado que a sua actual postura esta em vias de derrocada, dependenedo do rigor dos proximos invernos! porque não entulhar o seu interior. era uma forma de salvaguarda, ainda que possa levantar muitas críticas...contudo mesmo assim acho que é melhor do que cair. é uma das maiores antas do concelho, senao mesmo a maior!

    ResponderEliminar
  4. que erro mais crasso este que lamentavelmente acabei de ler..entao acha mesmo que é a entulhar o interior de um monumento megalitico, é viavel???
    e os vestigios que ela contem do passado que conta atraves dos artefactos.ha muito a ter em conta, quando se procede a escavaçao seja de que monumento for. o financiamento é infelizmente um deles,e sem dinheiro, que fazer? entulhar o interior da anta, é contaminar os vestigios. apelo ao bom senso,para que tal nao seja feito.se a anta realmente cair, a leitura arqueologica é mais mais facil de se fazer do que se se entulhar o seu interior. pois os esteios protegem os vestigios arqueologicos...!

    ResponderEliminar
  5. para a discussão, vai mais uma...
    a anta das casas novas tem á sua volta montes de pedras que foram ali depositadas em tempos e que nada tem a ver com a propria anta.pergunto porque não são retiradas e assim se limpa o seu perimetro?

    ResponderEliminar
  6. Resultado ó não deste blog, importa dizer que a anta da vidigueira já tem um portão na entrada do muro de acesso e a estrada está a ser arranjada, fica a faltar a sinaletica.Em frente com opiniões para o blog, e parabens ao seu administrador.

    ResponderEliminar
  7. Caro(a) administrador(a) do blog, permita que lhe faça uma pequena critica que poderá publicar ou não (nâo tem importãncia), que são os frequentes erros ortográficos , ou teclas erradamente decalcadas, que dão origem, muitas vezes a pensamentos pouco claros.Peço pois que administre o blog com um pouco mais de atenção.No entanto mais uma vez, agradeço o seu esforço, ao criar este blog, com vista ao desenvolvimento desta terra e de um FREIXOREERGUIDO.

    ResponderEliminar
  8. caro anónimo, fico contente por saber que ja houve progressos no que respeita a anta da vidigueira. tambem nao me importa saber se foi por efeitos do blog ou nao. o que importa e que contiuemos com a nossa "missao" enquanto blog, que continuemos a desenvolver a nosso espirito activo e procuremos criar melhorias na nossa terra!
    obrigado pelas felicitaçoes que me faz e continue a participar (por anonimato ou nao)!

    ResponderEliminar
  9. caro administrador,fiquei completamente espantado ao visitar as antas do colmeeiro e casas novas, pois encontrei umas placas "todas bonitas" na estrada e quando cheguei ás antas,dei com elas totalmente (anta do colmeiro) e parcialmente anta das casas novas cobertas de vegetação (giestas picos e carrascos)impedindo a sua visibilidade e que as pessoas cheguem proximo delas.Pede-se a quem de direito uma intervenção de modo a tornar visivel estes monumentos aos seus visitantes.

    ResponderEliminar
  10. mais uma vez o efeito do blog está aí...
    depois de falarmos na miséria em que estavam as antas do colmeeiro, claro, já foram limpas.Agora sim os visitantes já as vêem.

    ResponderEliminar