Boa noite.
Virámos mais um ano, esperando que seja abundante em frutos e em bons sentimentos. Na entrada do mês de Janeiro, a população de Freixo não poderia deixar de comemorar o dia litúrgico designado como Epifania, popularmente conhecido como o Dia de Reis. De facto, e à semelhança dos anos anteriores, os Reis foram cantados, não obstante a malograda intempérie que assolou a noite de dia 5 mas que, simultaneamente, se demonstrou insuficiente para destituir o grupo da intenção, impossibilitando o cumprir da tradição. Está-nos no sangue - no nosso, o freixense -, a teimosia pelas boas causas e, quando respeita à manutenção de costumes, não há volta a dar: lá estamos, faça chuva ou faça sol!
Além do grupo estar de parabéns pela sua força de vontade colossal, também a população deve ser felicitada pela forma sempre afável e hospitaleira como lhe abriram a porta para o serviço de uma bebida espirituosa, assim como pelas avultadas e desprendidas esmolas, não cuidando o momento de crise que vivemos...
A todos os que mais um ano se esforçaram para manter a tradição, o Fraxinus deixa uma grande palavra de felicitação, fazendo votos de que a tradição não acabe!
Rapazes valentes!
ResponderEliminarA noite não estava para brincas e mesmo assim cumpriu-se a tradição.
Para felicidade minha, o grupo é constituido por pessoas muito jovens, sinal que a nossa tradição e a nossa forma muito particular de cantar se vai manter.
Continuem!
Um abraço grande para todos.