21/01/11

Estamos novamente perante um momento importante da nossa história democrática. Vamos eleger um dos candidatos para o cargo de Presidente da República Portuguesa. É um direito que temos, mais, uma tarefa que nos foi incumbida e que representa o múnus existencial da Democracia Portuguesa (como de qualquer outro sistema da mesma índole). Neste sentido, não poderia deixar de fazer o apelo ao vosso voto no próximo dia 23 de Janeiro. 
Mais do que escolher um líder, ao votarmos, estaremos a demonstrar a nossa integração plena no sistema em que vivemos. Por isso, freixenses, vamos todos ao acto eleitoral votar, naturalmente tendo em conta que quem estamos a escolher é aquele que representa melhor as nossas pretensões para o país.Quando não concordamos com nenhum dos candidatos, optaremos pelo voto em branco que, ao contrário do que muitos pensam é contabilizado e não é "o mesmo que não ir lá".
Freixenses, conto convosco para a (re)construção do nosso país!    

07/01/11

O Ano Muda, a Tradição Continua!

Boa noite.
Virámos mais um ano, esperando que seja abundante em frutos e em bons sentimentos. Na entrada do mês de Janeiro, a população de Freixo não poderia deixar de comemorar o dia litúrgico designado como Epifania, popularmente conhecido como o Dia de Reis. De facto, e à semelhança dos anos anteriores, os Reis foram cantados, não obstante a malograda intempérie que assolou a noite de dia 5 mas que, simultaneamente, se demonstrou insuficiente  para destituir o grupo da intenção, impossibilitando o cumprir da tradição. Está-nos no sangue - no nosso, o freixense -, a teimosia pelas boas causas e, quando respeita à manutenção de costumes, não há volta a dar: lá estamos, faça chuva ou faça sol!
Além do grupo estar de parabéns pela sua força de vontade colossal, também a população deve ser felicitada pela forma sempre afável e hospitaleira como lhe abriram a porta para o serviço de uma bebida espirituosa, assim como pelas avultadas e desprendidas esmolas, não cuidando o momento de crise que vivemos...
A todos os que mais um ano se esforçaram para manter a tradição, o Fraxinus deixa uma grande palavra de felicitação, fazendo votos de que a tradição não acabe!