Uma das mensagens que consta na lista deste blog intitula-se "O Freixo e os Petiscos" e nela é exaltado quão amantes os freixenses são dos prazeres gastronómicos. De facto temos razões para isso. A nossa cozinha é apurada, sejam os cozinheiros homens, ou mulheres.
Para além da apreciação que nutrimos pela comida, a verdade é que também temos receitas próprias da nossa terra, isto é, são vulgares por todo o alentejo mas têm retoques peculiares que não lhes é dado na gíria da culinária. Lembro-me assim, das famosas Sopa Azeda e Sopa Turca, assim como do raro Feijão com Poejos e Bacalhau, passando pela doce Tiborna, ou até mesmo das sobremesas mais desenjoadas, como as Papas de Farinha.
Embora não nos pareça, pois estamos habituados a conviver frequentemente com esses acepipes, são pratos dotados de um sabor e aroma únicos e mercem, por nossa parte, alguma atenção visto se restringirem, muitos deles, aos livros de receitas dos cozinheiros - e principalmente cozinheiras - mais antigos.
O que proponho é que se faça uma amostra destes pratos, convenientemente divulgada, de forma a mostrarmos uma das muito boas coisas que temos: a culinária.
Uma vez que o assunto das caminhadas se encontra paralizado - espero eu, por causa do mau tempo - seria proveitoso arranjarmos soluções atractivas "à lareira", bebendo um bom tinto.
Boa ideia, é questão de pensarmos a melhor maneira de o fazer, seria engraçado,proveitoso, educativo e apetitoso....
ResponderEliminar