Num dos comentários que alguém fez à mensagem dos compadres, vinha a alusão ao facto de neste blog não haver liberdade de expressão, porque as mensagens estão sujeitas à minha aprovação antes de serem publicadas.
Em primeiro lugar, devo dizer que enquanto republicano democrata e antifaxista que me assumo, sou totalmente a favor da liberdade da liberdade de expressão e condeno todos os mecanismos que impeçam as pessoas de se exprimirem, consoante o seu pensar. Não admito, portanto, que se façam insinuações desse género a meu respeito.
Em segundo lugar, penso que devemos pensar muito bem no que vamos dizer antes de o fazermos. De facto, em Portugal temos liberdade de expressão, assim como o temos plenamente neste blog. É um dos direitos inalienáveis da condição humana e uma das grandes vantagens de um sistema democrático. Agora, quando reclamamos liberdade de expressão é porque nos queremos verdadeiramente exprimir. Ao nos querermos exprimir estamos a consumar o facto de expor ideias pessoais, ideias próprias sobre determinados assuntos. Onde eu quero chegar com isto é: se se tratam de ideias pessoais QUE QUEREMOS EXPRIMIR, temos que nos assumir e não viver cobardemente refugiados no anonimato. Além disso, parece-me que a liberdade de expressão nos obriga a pensar, pois se nos expressamos enquanto nós próprios é o nosso nome que tem de estar adjacente e é ele que se responsabilizará pelo que sair da nossa boca. É assim que funcionam os sistemas onde há liberdade de expressão.
Quanto ao facto dos comentários serem vistos por mim antes de serem publicados, parece-me uma medida extremamente proteccionista. Se visse os comentários que já tenho recebido, que além de a nada se referirem ao conteúdo das mensagens, servem apenas para libertar expressões em calão, garanto-lhe que se os tivesse publicado não seria este blog o ofendido.
Por ourtro lado, pense assim: imagine que postam aqui comentários ilegais relacionados com pornografia infantil e assuntos do género. Esses items são punidos perante a lei e aí, quem seria punido era eu, enquanto administrador...não me agrada.
Seja como for, por acreditar que um sistema só é democrático, verdadeirtamente, se nele houver premissão para se discutir sobre as questões relativas à existência, ou não, da liberdade de expressão, propronho que participem na sondagem ao lado, para que se possa ter uma noção do sentimento que os leitores e participantes têm à cerca da forma como a liberdade de expressão está presente no blog.
Saudações!
Fraxinus Excelsior