À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Casa do Povo de Freixo voltou a organizar um grupo para cantar os Reis. A noite foi, como sempre, formidável e todos foram muito bem recebidos pela simpatia do povo da localidade, que sempre lhes deu esmola e alguma pinga de aguardente para aquecer o espirito na noite fria que se sentia.
Começou-se pela Vidigueira, depois Fazendinha, Gaios, e, finalmente, o Freixo, com a terminação habitual na casa do João das Mantas a tomar o seu precioso nectar espirituoso.
Vamos contar quee esta tradição tão importante não termine e que seja continuada, especialmente pelos mais novinhos, que até já vão participando no cante.
Seja como for, deixem-me realçar que é importante, também que as pessoas continuem a ter uma recepção tão positiva, embora muitas por desfazamento do tempo, se encontrem já deslocadas deste espírito e, portanto, não tiveram uma receptividade muito simpática.
Mas, enfim, há que estar preparado para que a resposta à pergunta: Oh patrão, pode-se cantar os Reis ou não?, nem sempre seja afirmativa, pois já assim o era noutra altura!
POIS É MESMO UMA PENA ...SEMPRE HOUVE E HAVER+A PESSOAS ASSIM.....!!
ResponderEliminarCaríssimo.
ResponderEliminarFui um dos participantes deste cantar de reis do ano de 2010, e só tenho a dizer que espero que esta tradição nunca acabe neste maravilhosa aldeia, pois o convívio entre as pessoas é fundamental.
Cumprimentos.