12/01/10

Aceitam-se sugestões!


Todos sabemos que o Fraxinus não se trata de um blog que tem como fim criticar os outros e os órgãos administrativos do nosso concelho. Ainda assim, não deixa de ser um transmissor das nossas angústias, dúvidas ou necessidades. Por isso, o que se pretende aqui propor é que façam desabafos, digam o que vos vai na alma e reflitam as vossas necessidades em comentários. Naturalmente, sabe-se que elas não vão ter um impacto directo em quem as compete satisfazer, contudo, entendo que através do nosso blog podemos chegar longe, ainda que por meios indirectos.
O que pretendo com esta mensagem é que lancem temas para discução sobre diversas situações que afectam o quotidiano de todos, de forma a que elas sejam resolvidas.
Não sejam tímidos.
Cumprimentos,

Fraxinus Excelsior

09/01/10

A Tradição Continua


À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Casa do Povo de Freixo voltou a organizar um grupo para cantar os Reis. A noite foi, como sempre, formidável e todos foram muito bem recebidos pela simpatia do povo da localidade, que sempre lhes deu esmola e alguma pinga de aguardente para aquecer o espirito na noite fria que se sentia.
Começou-se pela Vidigueira, depois Fazendinha, Gaios, e, finalmente, o Freixo, com a terminação habitual na casa do João das Mantas a tomar o seu precioso nectar espirituoso.
Vamos contar quee esta tradição tão importante não termine e que seja continuada, especialmente pelos mais novinhos, que até já vão participando no cante.
Seja como for, deixem-me realçar que é importante, também que as pessoas continuem a ter uma recepção tão positiva, embora muitas por desfazamento do tempo, se encontrem já deslocadas deste espírito e, portanto, não tiveram uma receptividade muito simpática.
Mas, enfim, há que estar preparado para que a resposta à pergunta: Oh patrão, pode-se cantar os Reis ou não?, nem sempre seja afirmativa, pois já assim o era noutra altura!