04/11/09

Fazer a História do Freixo: uma dificuldade



Há tempos, há muito tempo atrás foi colocada uma sondagem no Fraxinus Excelsior para que se desse oportunidade de decisão aos leitores sobre os temas a abordar. Nessa sondagem ficou num lugar proponderante a "História Local", que na realidade representa um importante passo para a definição identidade freixense.

Sendo respeitada a decisão dos leitores, procedeu-se à abertura de um pequeno processo de investigação histórica sobre o Freixo, no sentido de encontrar fontes directamente relacionadas com o sítio. O que se pode dizer a este respeito não é uma boa notícia. Na realidade o Freixo carece de fontes históricas a ele relacionadas directamente, inclusive no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde julgava encontrar alguma informação importante, após ter tentado -infrutiferamente - no Arquivo Distrital de Évora.

Há apenas referências muito generalizadas, nomeadamente as presentes no Inventário Artístico de Túlio Espanca; livros de Registos Paroquiais; etc. Contudo, são material que, do ponto de vista historiográfico, são de caris algo genérico e que não permite muitos avanços significativos no estudo local do Freixo. Portanto, a melhor forma de dar algum progresso ao assunto é começar uma investigação sistemática em fontes secundárias, de instituições (como as Misericórdias, por exemplo), que em certo período histórico estiveram relacionadas com o Freixo.

Assim, peço a todos os interessados e aos que acaso tenham em sua posse alguma informação, me transmitam tal para o blog, para que se possa realmente concretizar o que já vem a ser "um sonho" para alguns dos freixenses: a realização de um pequeno estudo monográfico sobre a nossa terra.


A todos um grande bem-haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário