12/11/09

Comemoremos com bom vinho!



Sirva a presente mensagem para congratular a TMN que, embora já tarde mas ainda em boa hora, conseguiu fazer um grande favor aos habitantes do Freixo, pelo menos aos que possuem telemóveis da mesma operadora, ao ligar a antena que finalmente garantiu faculdade de rede em todas as àreas da mesma terra.

O facto de a antena estar ligada e implantada no edificio da Casa do Povo tem grande importancia: significa que a instituição está a cumprir o seu dever para com a terra. Na realidade, tem procurado satisfazer as necessidades da população freixense, da forma mais atempada possivel.

Já agora, aproveito para mencionar mais um evento que ocorreu por organização da Casa do Povo, que foi a comemoração do S. Martinho com boa castanha, vinho e uns acepipes complementares que foram de grande préstimo para atenuar a propagação rápida do álcool no sangue. Foi uma noite animada, onde reinou a boa disposição.

04/11/09

Fazer a História do Freixo: uma dificuldade



Há tempos, há muito tempo atrás foi colocada uma sondagem no Fraxinus Excelsior para que se desse oportunidade de decisão aos leitores sobre os temas a abordar. Nessa sondagem ficou num lugar proponderante a "História Local", que na realidade representa um importante passo para a definição identidade freixense.

Sendo respeitada a decisão dos leitores, procedeu-se à abertura de um pequeno processo de investigação histórica sobre o Freixo, no sentido de encontrar fontes directamente relacionadas com o sítio. O que se pode dizer a este respeito não é uma boa notícia. Na realidade o Freixo carece de fontes históricas a ele relacionadas directamente, inclusive no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde julgava encontrar alguma informação importante, após ter tentado -infrutiferamente - no Arquivo Distrital de Évora.

Há apenas referências muito generalizadas, nomeadamente as presentes no Inventário Artístico de Túlio Espanca; livros de Registos Paroquiais; etc. Contudo, são material que, do ponto de vista historiográfico, são de caris algo genérico e que não permite muitos avanços significativos no estudo local do Freixo. Portanto, a melhor forma de dar algum progresso ao assunto é começar uma investigação sistemática em fontes secundárias, de instituições (como as Misericórdias, por exemplo), que em certo período histórico estiveram relacionadas com o Freixo.

Assim, peço a todos os interessados e aos que acaso tenham em sua posse alguma informação, me transmitam tal para o blog, para que se possa realmente concretizar o que já vem a ser "um sonho" para alguns dos freixenses: a realização de um pequeno estudo monográfico sobre a nossa terra.


A todos um grande bem-haja!



Avisam-se todos os interessados que no proximo Sábado, dia 7 de Novembro, realizar-se-á um evento intitulado: "Pelas Faldas da Serra", no qual haverá lugar para todos os que desejarem participar, mediante inscrição prévia e obrigatória.

O envento, à semelhança do que aconteceu em 2007, consiste numa caminhada na qual se terá o prazer de deslumbrar os diversos encantos da encosta preservada da Serra d'Ossa (uma vez que a maior parte da área serrenha foi afectada pelo processo de eucaliptização), tanto a nível de caracteristicas únicas proporcionadas pela riqueza do ecossistema implantado pela natureza, como também aquelas que foram estabelecidas pela mão do Homem desde há milhares de anos!

O passeio tem o selo de garantia da Slow Food, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desde a sua criação tem desempenhado um papel importante na filosofia de recuperação de hábitos gastronómicos e culturais "em vias de extinção"e, colminará num petisco lento, na Casa do Povo do Freixo (opcional).


Quem se quiser inscrever pode fazê-lo através dos seguintes contactos:

91 996 41 36

Contamos contigo!