07/04/09

Já Abriu o Ecomuseu!



No último fim-de-semana de Março passado a Câmara Municipal de Redondo inaugurou o Ecomuseu, resultado do restauro da antiga escola do Atalho (S. Bento). A ideia é boa: proporcionar uma estadia temporária agradável aos turistas que visitam a nossa região. A criação de percursos está muito bem concebida, pois no seu trilho encontram-se diversas espécies da fauna e da flora assim como também dá aos visitantes uma ideia da variedade que existe na nossa região.


Com a criação do Ecomuseu, o Freixo é, sem dúvuda, a localidade que mais benefícios pode ter. É a nossa grande oportunidade de mostrarmos o que valemos e darmos o que temos de melhor, os nossos petiscos, vinhos, património, amabilidade, etc. Por exemplo, os srs. taberneiros podiam estar atentos aos dias em que vai haver percursos organizados e criar formas de servir algumas refeições típicas: o proveito era vosso. Também salientar que um dos percursos passa pela igreja. Mas julgo que esta por fora nâo tem assim um tão grande interesse arquitectónico que deixe os visitantes satisfeitos, pelo contrário, é frustrante um caminhante fazer todo esse caminho e quando chega à igreja deparar-se com ela fechada. Neste sentido, apelo à Paróquia para que se divulgue um pouco mais o património e que seja facultada a entrada na nossa igreja a mais gente que não os paroquianos apenas, pelo menos nos dias das caminhadas organizadas.


Vamos aproveitar o ecomuseu, vamos ajudar a onda de desenviolvimento e divulgação que ele nos parece prometer.

2 comentários:

  1. freixo ha só um,este e mais nenhum!domingo, 12 de abril de 2009 às 15:11:00 WEST

    e que tal fazer se um roteiro gastronomico e uma pequena mostra aos grupos que ate ao freixo se deslocarem. é apenas uma maneira de "angariar" mais turistas que certamente vao querer voltar ao freixo nao so pelas pessoas mas tambem pela gastronomia.

    ResponderEliminar
  2. Ecomuseu não é a escola do atalho, são os campos as paisagens e os monumentos da nossa terra.
    A escola do atalho é só o centro de acolhimento
    Espero que o Ecomueu contribua tambem para um FREIXORERGUIDO.

    ResponderEliminar