18/04/09

O Menino do Freixo




Caríssimos,

Estive um dia destes a pesquisar alguma informação sobre a história do Freixo para poder publicar uma mensagem sobre o assunto no blog - mensagem a qual já está a ser redigida, mas tencionam fazer um cruzamento de informação que me está a levar algum tempo - e, ao ler o Inventário Artístico de Portugal, de Túlio Espanca, deparei-me com uma referência curiosíssima que nunca antes tinha ouvido falar. Diz-nos Espanca que no século XVII existiu no Freixo um menino conhecido regionalmente pela sua corpulência. Diz-no a lenda que era tão grande que nas suas botas cabiam crianças de 4 anos e a sua história andou contada em Literatura de Cordel da Altura.

Deixem-me dizer-vos que fiquei curioso pelo assunto que está claramente exagerado e que nunca, pelas leis fisionómicos naturais, poderia ser verídico.
Peço-vos, neste sentido, que se souberem de mais alguma coisa relacionada com este tema me o digam através do blog.
Considero que o Freixo tem exemplares fisonómicos bem desenvolvidos, mas nem tanto.
Se conhecerem a história digam-me!

Obrigado pela vossa participação!

Caminhadas



Caros leitores,


Como repararam, coloquei ao lado uma série de eventos que vêm dar dinamismo ao Freixo, entre os quais se destacam principalmente as caminhadas que é, ao que parece, um entretém que agora está muito em voga no Freixo, e que é um resultado directo do Ecomuseu, embora nem sempre seja esta instituição que as organiza (outras a organizam, nomeadamente a Coop).

Ora meus amigos, o que lhes aconselho é que participem nas caminhadas ou se não, ao menos ajudem a divulgá-las, pois acredito que são uma forma muito saudável de convívio e de troca de experiências vividas.

Contudo, da Casa do Povo ainda não surgiu nenhuma iniciativa desta índole. Pede-se que se pondere o assunto (se não se está já a fazer) e se responda às propostas que já foram colocadas com tanda presistência o que é, no mínimo, sinal de manifesto interesse por parte de muita gente. Creio que não é um evento difícil de organizar e que a Casa do Povo não carece de meios que o possibilitem.


Pondere-se, e vamos avante com a ideia!

16/04/09

A Favor da Preferência


Caros Leitores,


Já há dois meses que o Fraxinus Excelsior debate temas que são de interesse do Freixo e principalmente dos que visitam a página. Contudo, creio que é legítimo direito dos que consultam regularmente o blog terem uma palavra a dizer na sua progressiva actualização. Nesse sentido, coloquei ao lado uma questão à qual poderão responder e que é de importância para que este espaço se mantenha, ou possa a vir a tornar-se mais interessante, o que está directamente realcionado com as ambições de cada visitante.

Assim, coloquei várias opções de resposta - que escolhi por irem mais directamente de encontro aos objectivos deste blog -, podendo cada indivíduo escolher mais do que uma opção, ou mesmo se achar que se devem tratar outros temas, se manifeste deixando um comentário à presente mensagem.

A votação será realizada até dia 31 do corrente mês, contudo não tirarei esta mensagem para que à medida que no futuro forem surgindo sugestões de assuntos que se acham proveitosos debater, este possa ser o espaço indicado para as colocarem.


Obrigado pela participação!

08/04/09

Boa Páscoa!






O blog Fraxinus Excelsior deseja a todos os seus consultores, leitores e simpatizantes - e até mesmo críticos - e às suas famílias, uma Páscoa feliz.

07/04/09

Já Abriu o Ecomuseu!



No último fim-de-semana de Março passado a Câmara Municipal de Redondo inaugurou o Ecomuseu, resultado do restauro da antiga escola do Atalho (S. Bento). A ideia é boa: proporcionar uma estadia temporária agradável aos turistas que visitam a nossa região. A criação de percursos está muito bem concebida, pois no seu trilho encontram-se diversas espécies da fauna e da flora assim como também dá aos visitantes uma ideia da variedade que existe na nossa região.


Com a criação do Ecomuseu, o Freixo é, sem dúvuda, a localidade que mais benefícios pode ter. É a nossa grande oportunidade de mostrarmos o que valemos e darmos o que temos de melhor, os nossos petiscos, vinhos, património, amabilidade, etc. Por exemplo, os srs. taberneiros podiam estar atentos aos dias em que vai haver percursos organizados e criar formas de servir algumas refeições típicas: o proveito era vosso. Também salientar que um dos percursos passa pela igreja. Mas julgo que esta por fora nâo tem assim um tão grande interesse arquitectónico que deixe os visitantes satisfeitos, pelo contrário, é frustrante um caminhante fazer todo esse caminho e quando chega à igreja deparar-se com ela fechada. Neste sentido, apelo à Paróquia para que se divulgue um pouco mais o património e que seja facultada a entrada na nossa igreja a mais gente que não os paroquianos apenas, pelo menos nos dias das caminhadas organizadas.


Vamos aproveitar o ecomuseu, vamos ajudar a onda de desenviolvimento e divulgação que ele nos parece prometer.

Cinema no Freixo, porque não?

Fui outro dia ao Centro Cultural de Redondo ver um filme. Nunca lá tinha ido a um desses eventos. Confesso que o espaço é agradável e confortável e que a qualidade da tela não é das piores.


Quando de lá vim, pensei: não era nada má ideia o Freixo arranjar um espaço destinado ao mesmo evento, dentro das suas possibilidades, claro. A proposta que eu faço é a seguinte: a Casa do Povo tem boas condições tanto internas como externas para a passagem de filmes tanto de verão como de inverno (por dentro tem o palco ou as paredes brancas e por fora tem o "anfiteatro" por cima do posto médico). Creio portanto que nao seria muito dificil arranjar as condiçoes necessárias - que são um data show, uma tela e umas colunas de som - para que se podesse criar, quinzenal ou até mesmo mensalmente, um espaço agradável de convívio para todos os interessados. Porque não um protocolo com a Câmara, quem sabe? Tal iniciativa não causaria de todo, prejuizo à Casa do Povo, uma vez que sempre venderia mais umas bebidas. Peço à direcção que pense nesta proposta e venham os comentários de quem vier o blog!