Caríssimos leitores, consultores e assinantes do blog,
É a vocês que me dirijo após este breve período de parca publicação de mensagens, não devido à falta de temas para publicar - pois esses abundam -, mas sim porque assuntos da minha vida pessoal e profissional me têm detido a maior parte do tempo impossibilitando-me de uma gestão mais atenciosa do blog.
O que não significa que deixe de estar atento aos fenómenos que se passam e que merecem atenção por parte de todos nós.
Ao entrar hoje no Freixo pelo lado da Vidigueira, fiquei imensamente contente ao verificar a colocação de uma placa de sinalética da anta da Vidigueira, colocada num local explícito e com muito boa visibilidade para quem vem na estrada. Assim, dou vivas à Câmara por ter, finalmente, colocado a merecida sinalização do monumento e que já há tempo era necessitada aos imensos turistas que a procuram. Se foi por efeito do blog, não se sabe...o que é certo, e cada vez estou mais convicto disso, é que estes espaços de "discussão saudável", como assim foi descrito na nota de abertura, não deixam de ter o seu peso na realização das aspirações de uma população e que acabam por funcionar, mais que não seja porque trazem à baila temas esquecidos que acabam por ser levados ao alto e, quiçá, relembrados e fortalecidos!
Note-se, porém, que ao fazer o elogio, não deixo de lançar outra questão que falta para que o trabalho fique parcial e minimamente completo: não seria má ideia uma limpeza em redor das antas, nomeadamente do Colmeeiro e das Casas Novas, para que se possa chegar ao pé delas e a vegetação não tape a sua visualização. Aproveito, assim, para lançar esta questão para debate.
É a vocês, todos os participantes do blog (anónimos ou não) que dirijo estas últimas - mas não menos importantes - palavras de carinho, porque se acaso este blog tem alguma força, não é por a simples publicação de artigos. O que o torna forte é a expressão colectiva dos anseios e ambições de uma população! Mais uma vez, agradeço a vossa participação e espero que o continuem a fazer para que possamos ter um verdadeiro Freixo reerguido!
é com alegria que vejo coisas a serem feitas na minha aldeia,mas muito falta fazer,mas nunca é tarde.
ResponderEliminarCONFESSO QUE TAMBÉM FIQUEI BASTANTE CONTENTE AO DEPARAR- ME COM A PLACA INDICATIVA PARA A ANTA !!!!MAS CLARO QUE O MÉRITO ESPECIAL VAI PARA O AUTOR DO BLOG , POIS FOI ELE A LANÇAR O ALERTA...PARABENS
ResponderEliminaralegria é o termo que encontrocom o andamento que as coisas estão a ter na minha terra. A sinalização da anta está bem erguida, e temos percursos para fazer caminhadas já marcados o que é bastante bom, pois cada vez mais há gente que procura locais para caminhar. Agora é preciso divulgar e trazer as pessoas ao Freixo.
ResponderEliminarAgradecimentos especiais ao Municipio de Redondo e claro ao autor do blog por ter em tempo opurtuno levantado o problema.
É bom chegar as entradas da nossa aldeia e ver que ja ha placas a indicar as antas,control de veloçidade e umas mesas às portas dos cafes.
ResponderEliminarMas porque so agora se lembraram do freixo???
Porque não ha 1 pessoa a trabalhar no freixo por conta do municipi,como nas outras aldeias.
TANTO HA FAZER!!!!
oh anónimo olha que isso nao e verdade:
ResponderEliminaro joao das mantas trabalha por conta da camara e o inverno tambem. ve la se te informas
Oh anónimo,vulgarizar aquilo que se faz na nossa terra e dizer que TANTO HA A FAZER, não é na minha opinião dar nenhum contributo para o engrandecimento desta terra,mas sim NADA.O bota abaixo não leva a lado nenhum. Quanto á pergunta porque se lembram do Freixo agora? a resposta está na tua pergunta...
ResponderEliminarVá lá contribui para um Freixo reerguido.
e o zé carlos carriço tb
ResponderEliminarVerifico que o administrador não tem mãos a medir, está constantemente a criar tópicos de forma a manter vivo o blog, desde já os meus parabéns.
ResponderEliminarPor outro lado, tenho achado estranho que após alguns comentários ou sugestões, a Câmara Municipal de Redondo vem de imediato corrigir algo que esteja menos bem, até parece que tem o material em caixas à espera das sugestões…
É estranho…, no entanto à que aproveitar esta fase da C. Municipal.
Eu pergunto.
O freixo não tem um espaço verde, porquê?
As crianças não tem um simples escorrega e baloiço, porquês?
È do conhecimento de todos os freixienses que cada vez mais a população está envelhecida, e os seus familiares não podem deixar de trabalhar para ficarem com eles, para onde vão? Certamente para a misericórdia do Redondo não, pois está a rebentar pelas costuras. Pelo que sei, existe centros de dia noutras aldeias do concelho, no Freixo não, porquê?
Cumprimentos
Caro Tretas,
ResponderEliminaré verdade que a camara tem estado a corrigir imensas coisas, umas referidas e sugeridas no blog, outras não. Mas se nutre algumas desconfianças sobre o facto da administraçao do blog estar ligada à autarquia, desde já lhe garanto que essa ligação não existe. Certamente tenho as minhas convicçoes em relaçao ao poder local, no entanto estão totalmente afastadas das mensagens que publico neste blog, as quais considero (corrijam-me se estou errado)claramente independentes, estanto o meu interesse totalmente focado em questões que possam trazer melhorias para a nossa terra e portanto não vou deixar de aplaudir o que é positivo e criticar o que é negativo.
Não escrevo ofensivamente, mas uma vez que nos conteudos do seu comentário permaneciam dúvidas, achei por bem deixar demarcada a minha posição.
Fico grato pela sua participação e agradeço que continue a sua acção interventiva!
caro tretas
ResponderEliminarcomo o blog é espaço de opinião,permita-me que discorde em relação a um das suas sugestões.Se em relação ao centro de dia estou de acordo, o mesmo não posso dizer em relação ao espaço verde, pois temos enquadrados num dos espaços verdes mais bonitos e perservados do País.Pense... quantas pessoas trocariam os parques infantis de plastico, e os espaços verdes poluidos das suas areas, pelo espaçoverde das nossas crianças? Acho que é necessário é educarmos os mais pequenos em brincar no campo, conhecer as arvores as flores os animais as plantas etc..
certamente no futuro eles irão agradecer-nos.
Claro isto é só a minha opinião...
Quanto ao Municipio fazer as coisas nesta altura, apetece-me utilizar uma fraze do j.lagartixo (e eu ralado). Que façam tudo agora se for possivel,o Freixo precisa é de coisas feitas, não de projectos adiados.
Aproveito mais uma vez para felicitar o autor do Blog, pela feliz iniciativa e excelentes artigos.Força.
Caro João Inverno,
ResponderEliminarJulgo que o Tretas tem razão no seu comentário, nas questões dos “porquê”.
Muito embora nós estejamos situados quase no coração alentejano, certamente quem tem filhos não os leva para o campo todas semanas (talvez uma ou duas vezes por ano), pois bem, o Sr. Tretas com o espaço verde que se refere vinha possibilitar que os pais das poucas crianças que existem no Freixo os pudessem levar ao parque onde poderiam desfrutar de um simples baloiço ou escorrega, como as outras crianças que desfrutam nas aldeias onde vivem. Por exemplo as Aldeias de Montoito, Montoito e Santa Susana não estão também situadas no campo?
Já agora em substituição do espaço verde poderia ser um espaço com areia ou pavimento sintético onde as pequenas maravilhas (crianças) pudessem brincar.
As nossas crianças têm o mesmo direito.
Os nossos idosos têm o mesmo direito.
Votos de uma BOA PASCOA A TODOS.
Caro Sr. Anónimo,
ResponderEliminarNão sei se me conhece. Sou filho do João Inverno. Deixe-me dizer-lhe que posso considerar-me um felizardo por desde muito pequeno ter explorado o campo que rodeia o Freixo, especialmente a zona da Serra d'Ossa. Se o fiz, posso agradece-lo ao meu pai que, ao conrário do que o sr. diz, não me levou apenas ao campo uma ou duas vezes por ano. Muito pelo contrário fê-lo com muita frequência, ora em procura de cogumelos, ora à pesca nas Fontes, aos orégãos nas Cortes, às pinhas e à erva-arcária ao pinhal dos Godinhos, a limpar azinheiras na Casinha...são algumas recordações que tenho de situações em que fui para o campo, na maior parte das vezes acompanhado do meu pai. Neste sentido, estou claramente de acordo com o que ele diz no comentário acima. Não é necessário qualquer espaço verde na nossa terra. Os pais que levem as suas "maravilhas" para o campo e lhes ensinem os caminhos para tantos sitios bonitos que temos. Se não os conhecem, sigam os recentes percursos...parce-me que estes são minimamente demonstrativos das riquezas que possuimos. Acho que o Freixo não é mais nem menos que as outras terras e, além disso, acredito que o déficit de espaços verdes exista mas nos grandes centros urbanos...a meu ver criar um espaço verde no meio do campo significa um esbanjar de recursos desnecessários.
Agora, quando me fala da implementação de uns baloiços e outros equipamentos para as crianças brincarem, aí ja concordo consigo. Contudo acho que um espaço verde na verdadeira acessão da palavra...não me parece vitalmente necesário.
Desculpe a minha discordância mas é a minha opinião.
Meus carissimos amigos
ResponderEliminarQuando manifesto no blog a minha opinião, não quero que esta seja encarada como ponto de desunião entre nós, é apenas e só a minha opinião,que estará certa algumas vezes outras não. Mau seria se assim não fosse.Possívelmente expressei-me mal ou fui mal interpertado, pois acho que baloiços e espaços de brincadeiras adequados, são optimos precisos e necessários, quanto a espaços verdes, continuo com minha, chega-nos perfeitamente aquele que temos.
Aproveito a oportunidade para desejar ao autor do blog e visitantes e respectivas familias,uma Páscoa feliz.
CAROS COLEGAS DE BLOG ,COMPREENDO O PONTO DE VISTA DOS 2, MAS REALMENTE ACHO QUE UM PEQUENO PARQUE DE DIVERSÕES PARA AS CRIANÇAS SERIA MUITO AGRADÁVEL ,PORQUE TODOS NÓS SABEMOS QUAL É A REACÇÃO DE ALEGRIA DE QUALQUER CRIANÇA AO AVISTAR UM SIMPLES BALOIÇO OU ESCORREGA,POR ISSO MESMO E PENSANDO NAQUILO QUE FAZ FELIZES OS MAIS PEQUENOS ESTA IDEIA ERA BASTANTE AGRADÁVEL PARA OS PETIZES...DESEJOS DE UMA PÁSCOA FELIZ
ResponderEliminarAPÓS TER ESTADO ALGUM TEMPO AUSENTE DESTE BLOG DEPAREI-ME TB COM UMA SUGESTÃO INTERESSANTE PARA A NOSSA ALDEIA, CINEMA NO FREIXO....ESPECTÁCULO !!!DE CERTEZA QUE PRINCIPALMENTE NO VERÃO ESTE EVENTO TERIA A SIMPATIA DOS FREIXENSES ,POIS NAS QUENTES NOITES DE VERÃO SERIA BASTANTE AGRADÁVEL IR ATÉ Á CASA POVO ASSISTIR A UM FILME, ATÉ PORQUE NÃO É DO MEU TEMPO MAS Á ALGUNS ANOS ATRÁS A CASA DO POVO TAMBÉM JÁ SERVIU DE LOCAL ONDE A POPULAÇÃO IA ASSISTIR A FILMES...
ResponderEliminarCAROS AMIGOS,
ResponderEliminarPermitam-me dizer que está acesa uma “discussão” agradável neste blog, e todos estão de acordo no aspecto principal do tema (baloiço e escorrega) para as crianças da aldeia.
Pois concordo com o João Inverno e seu filho, no seu comentário à cerda do espaço verde, pois as crianças têm à sua volta um vasto potencial para descobrirem.
Por outro lado concordo com o Sr. Tretas, na criação de um espaço verde. Esse espaço deveria conter apenas algumas flores e relva onde as crianças pudessem brincar e deitarem-se ao chão sem que os pais estivessem preocupados que ao caírem não era em cima de torrões ou pedras…
Recordo-me do pequeno espaço relvado que existia junto ao campo de futebol, onde as crianças na altura aproveitavam para brincar, pois julgo que um espaço com mais alguns metros era o suficiente para as crianças.
Continuem a dialogar,
pena que o Veiga deixou de o regar e secou-se :(
ResponderEliminarentão k o sr. veigas começe novamente na rega para k a relva volte a verdejar......
ResponderEliminar