16/03/09

O Efeito Que Esperávamos!


Caríssimos leitores, consultores e assinantes do blog,


É a vocês que me dirijo após este breve período de parca publicação de mensagens, não devido à falta de temas para publicar - pois esses abundam -, mas sim porque assuntos da minha vida pessoal e profissional me têm detido a maior parte do tempo impossibilitando-me de uma gestão mais atenciosa do blog.


O que não significa que deixe de estar atento aos fenómenos que se passam e que merecem atenção por parte de todos nós.


Ao entrar hoje no Freixo pelo lado da Vidigueira, fiquei imensamente contente ao verificar a colocação de uma placa de sinalética da anta da Vidigueira, colocada num local explícito e com muito boa visibilidade para quem vem na estrada. Assim, dou vivas à Câmara por ter, finalmente, colocado a merecida sinalização do monumento e que já há tempo era necessitada aos imensos turistas que a procuram. Se foi por efeito do blog, não se sabe...o que é certo, e cada vez estou mais convicto disso, é que estes espaços de "discussão saudável", como assim foi descrito na nota de abertura, não deixam de ter o seu peso na realização das aspirações de uma população e que acabam por funcionar, mais que não seja porque trazem à baila temas esquecidos que acabam por ser levados ao alto e, quiçá, relembrados e fortalecidos!


Note-se, porém, que ao fazer o elogio, não deixo de lançar outra questão que falta para que o trabalho fique parcial e minimamente completo: não seria má ideia uma limpeza em redor das antas, nomeadamente do Colmeeiro e das Casas Novas, para que se possa chegar ao pé delas e a vegetação não tape a sua visualização. Aproveito, assim, para lançar esta questão para debate.


É a vocês, todos os participantes do blog (anónimos ou não) que dirijo estas últimas - mas não menos importantes - palavras de carinho, porque se acaso este blog tem alguma força, não é por a simples publicação de artigos. O que o torna forte é a expressão colectiva dos anseios e ambições de uma população! Mais uma vez, agradeço a vossa participação e espero que o continuem a fazer para que possamos ter um verdadeiro Freixo reerguido!












04/03/09

Dia Internacional da Mulher


Por todos é conhecido o Dia Internacional da Mulher, um dia de festa e de alegria para todos, em que se celebra a feminilidade no mundo. É um dia que tomou contornos e festejos justos. Contudo, vou responder ao que me foi proposto e vou fazer um breve historial do Dia da Mulher, para que na realidade se possa compreender porque se festeja e se dá tanta importância a este dia.

O Dia da Mulher celebra-se no dia 8 de Março porque neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Pretende-se, com este dia, chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.


Legítimos são os objectivos de que este dia esta revestido. Mas era bom não deixar passar este dia em branco, assim gostaria de saber o que cada um está a pensar fazer para colorir este dia tão importante para a história da humanidade!

03/03/09

Boas Medidas é o que Queremos!

Há que notar várias medidas que, não obstantes pequenas, não deixam de colmatar pequenas necessidades da nossa população. Deste modo, como já se pode imaginar, falo-vos da intervenção que a Junta de Freguesia de Redondo operou na nossa aldeia.
Foram estes melhoramentos significativos (é certo que também dão votos), nomeadamente a reconstrução dos abrigos de paragem de autocarro no Chaparro, Casa do Povo e Sobral. Outras medidas outrossim importantes são a colocação de espelhos para visibiliadade do transito tanto na Casa do Povo como no Monte da Fazendinha. Por último, gostaria de render preito à iniciativa que foi a colocação de mesas com bancos nos lugares de encontro da população, a dizer: nos cafés A Cepa e Gato e no Chaparro, que são locais de encontro da população da nossa terra!
Não se trata, com a notícia, de dar apoio político ao MICRE que na actualidade está no executivo da Câmara e da Junta, agora que não deixam de ser intervenções que, embora pequenas são necessárias e devem ser louvadas pela população que as recebe.
Os órgãos administrativos do nosso Concelho vão no bom caminho. Mas é bom ter-se a noção que nem todas as faltas ou necessidades estão colmatadas .
O blog está aberto a sugestões!

02/03/09

"Venenos de Deus, Remédios do Diabo"


Considero neste momento que o blog tomou proporções que não foram as propostas na nota de abertura. Por essa mesma razão decidi eliminar uma mensagem que lançou a polémica e acabou por se estender a uma participação variada baseada na ofensa.

Ao fazê-lo, não deixo de ter a minha opinião acerca do assunto. Assumo que fui um pouco longe demais ao criticar de forma tão dura as comadres. Apenas fique presente a ideia que é possivel dinamizar a nossa terra, que carece de animação e momentos festivos, e que se calhar não é tao necessário sair para o Redondo ou outros sítios (se bem que cada um faz o que entender).

É óbvio que é um dia de festa para as mulheres e seria injusto estarem a trabalhar. Encomendar a comida, usar pratos talheres de plástico seria uma boa opção para que isso se evitasse, não é?

Não pretendo de forma alguma causar polémica, o que pretendo é que o blog traga dinamização à nossa terra e certamente não é a ir para outros lados, deixando as nossas tradições num vazio, que isso se consegue..um Freixo reerguido é um Freixo vivo!

Cuidado com os Comentários


Colocaram recentemente, no blog, um comentário que servia de insulto a várias pessoas. Ao vê-lo eliminei-o. As razões pelas quais o fiz foi porque, como dizia na nota de abertura, este blog limita-se à discussão saudável de assuntos, essencialmente do Freixo (e não de quaisquer rivalidades entre terras vizinhas). é com muita tristeza que me vi obrigado a intervir, optando por moderar os comentários que deverão ser publicados no blog. Se calhar o erro foi meu, pois confiei no bom senso e civismo dos participantes. No entanto, não estou disposto a ver a utilidade do blog transformar-se noutra que não foi a inicial, ou seja, o dar o parecer, opinião, crítica, ou até mesmo censura, sobre as mensagens publicadas.

Assim, a partir de agora, todos os comentários que forem escritos por todos os participantes serão moderados por mim.
Não quero de modo algum, desencorajar a vossa participação no blog, pelo contrário, conto que ela seja cada vez mais activa. Contudo, também pretendo que seja proveitosa.

Participem sempre!